Cibercriminosos miram empresas de Contabilidade

Por Suporte em 21/01/2022 às 10:15 • Fonte: ANPPD



Cibercriminosos miram empresas de Contabilidade

Os Cibercriminosos estão cada vez mais ousados e realizando ataques orquestrados e planejados.

A inovação é necessária

O fato é de que não há como ficar de fora da inovação, uma vez que a própria competitividade pode ser comprometida. Por outro lado, se a inovação não for bem elaborada e implementada, pode comprometer a segurança dos dados tratados por estas organizações.

O oportunismo dos cibercriminosos

Enquanto as empresas pensam em criar soluções para adequação de seus negócios, automatizar processos e atender seus clientes, os cibercriminosos elaboram seus ataques, buscando verdadeiros nichos que variam de tempos em tempos.

Desta vez observa-se ataques direcionados para empresas contábeis.

Segundo Claudinei Bertotto, “os cibercriminosos tendem a desenvolver métodos cada vez mais elaborados de fraudes, deixando milhares de empresas vulneráveis”. Segundo ele ainda, “o SESCON/SC alerta a todos os seus Associados que aumentem a segurança, seja através da utilização de software, antivírus atualizado ou do monitoramento da exposição nas mídias sociais”.

Além de que os ataques também estão ocorrendo em redes internas através de vírus de última geração, de engenharia social prometendo crédito à quem precisa através de um valuation com a empresa contábil, desde que realize um PIX e enviem informações à uma suposta empresa contábil conhecida.

A vítima vai além da pessoa enganada!

O mais agravante é que as empresas reais, com nomes utilizados nos golpes, recebem as reclamações sobre os serviços prometidos pelos golpistas, o que pode de alguma forma ainda comprometer a imagem dessas empresas.

Veja mais com Claudinei Bertotto em:

https://www.contadores.cnt.br/noticias/tecnicas/2022/01/21/cibercriminosos-estao-mirando-empresas-contabeis.html

Os tipos de ataques ficam cada vez mais elaborados

Roberta Mello do Jornal do Comércio comenta sobre o mais temerário tipo de ataque dos últimos tempos: o cryptolocker, “vírus que bloqueia e criptografa dados ao contaminar o computador, segue a tática comum que crackers usam para espalhar outros tipos de ameaças virtuais. E-mails falsos de grandes empresas ou bancos chegam às caixas de entrada, e anexos ou links levam os usuários a páginas que ‘instalam’ o malware”.

Os números são impressionantes

Roberta destaca que apenas 30% das empresas reconhecem a ameaça de ransomware, em um país que é segundo do mundo em número de ataques desse tipo. O que chama a atenção para a fala do diretor de Educação e Cultura da Fenacon, Helio Donin Junior, advertindo para que "as empresas contábeis são alvo interessante, pois têm como matéria-prima a informação".

Veja mais com Roberta Mello em:
https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2016/10/cadernos/jc_contabilidade/526300-dados-contabeis-entram-na-mira-dos-cybercriminosos.html

Proteja-se

As recomendações para prevenção são muitas. Mas a mais importante delas é a busca de informações fidedignas e profissionais especializados e qualificados para orientações sempre que necessário.

Recomendamos ainda fortemente que acesse e leia os links acima.

Lembrando que a missão da ANPPD® - Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados é a de ser a “voz” dos acadêmicos e profissionais de Privacidade de Dados perante a sociedade brasileira. Incentivar o entendimento e discussão sobre a Privacidade de dados, a lei e o papel dos agentes da privacidade de dados. Atuar nas matérias conflitantes da lei buscando sua melhoria.

Siga-nos nas redes sociais @anppd

Contribuição:
Antonio Andrade – Membro do Comitê de Segurança / SP - ANPPD
Consultor em Privacidade e Proteção de Dados e Desenvolvimento de Sistemas

Revisão
Carol Félix - Comitê de Segurança/MS
21/01/2021 – 18:25h

Damião Oliveira
Repórter ANPPD
DRT - 6688/SC
Responsável Portal de Notícias - ANPPD

Ao continuar navegando em nosso portal, você concorda com a nossa Política de Privacidade. Para ter mais informações, acesse nossa página de Aviso de Privacidade.